M.A, mulher de 55 anos procurou nossos serviços devido azia e um histórico de 8 anos de gosto azedo e amargo na boca. Relatou que os seus sintomas aumentaram em frequência e intensidade no último ano e que agora ocorrem diariamente geralmente após as refeições e à noite. Referiu que usou antiácidos por alguns meses, mas que hoje não fazem efeito. Além disto é hipertensa, obesa e foi fumante por 20 anos.

As imagens abaixo ilustram as lesões (como hiperemia, inflamação e estreitamento) encontradas no esôfago durante a realização de endoscopia digestiva alta. Após a realização da conduta terapêutica adequada, a paciente teve seu estado de saúde recuperado.

O refluxo gastroesofágico é uma doença (aguda ou crônica) em que há o retorno de alimento do estômago para o esôfago. Geralmente é assintomática, mas, nos casos mais acentuados, a queimação na região central do peito (conhecida como pirose) é o principal sintoma.

Estima-se que 20% da população nacional, aproximadamente 8 milhões de pessoas, tenham esta doença. Além disto, o refluxo gastroesofágico tem tratamento variado e, quando não tratado, torna-se um fator de risco para câncer do esôfago.

Nós, Paullus – Centro Médico, temos a resposta mais adequada para o cuidado e tratamento desta doença, procure-nos sem hesitar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *